02 fevereiro 2007

Mecanismos de Busca na Web

Os sistemas de busca são construídos a partir da catalogação de dados processados por programas de computador, enquanto os diretórios são catalogados por humanos.
No primeiro caso, os chamados "robôs ou WebCrawler" rastreiam automaticamente todas as informações dos sites, armazenam elas num banco de dados e recuperam esses dados cada vez que solicitamos através de palavras-chaves em um processo totalmente mecânico e lógico, podendo estar sujeito a enganos, pois a lógica do sistema de busca pode ser enganada, pois ela trabalha sem subjetividade.
As informações de diretórios somente serão conhecidas e catalogadas se o proprietário do site cadastrar e a página será submetida a uma avaliação, realizada pelo servidor de diretório. Essa diferença fundamental entre os dois mecanismos de busca sinaliza para outras observações pertinentes. Os endereços submetidos aos diretórios são sujeitos a uma análise subjetiva dos editores, que podem ou não considerar o site merecedor de ser catalogado.
Pela lógica, supõe-se que somente informações relevantes sejam aprovadas nos diretórios, enquanto que nos sistemas de busca, toda informação é catalogada, independente de sua qualidade e autenticidade. Em contrapartida nos servidores de sistema de busca, o volume de informações é infinitamente maior, pois todos os sites publicados são detectados pelos robôs, Nos diretórios apenas os sites informados pelos donos são catalogados. É perceptível também, que os sistemas de busca, possuem a vantagem de permanecerem atualizados, por conta da tarefa automatizada, enquanto os servidores de diretório correm o risco da desatualização.
É perceptível, que a quantidade de resultados obtidos no sistema de busca, são estratosfericamente maiores que os obtidos em servidores de diretório. Entre as dificuldades, podemos observar que muitas vezes, o servidor de busca, necessita do uso de delimitadores para uma pesquisa mais eficaz. Esses delimitadores, são uma forma de buscar somente resultados mais aproximados, pois se usarmos digitar em um buscador a palavras-chave blogs educativos teremos um resultado, onde apareceram também páginas que possuem somente uma das palavras, se utilizar o delimitador e colocar as palavras entre aspas dessa forma “blogs educativos” teremos resultados somente relativos a frase.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br