O Google é a máquina de busca mais utilizada atualmente. Mas para utilizar com eficácia é preciso entender um pouco da lógica usada. Seu mecanismo de busca utiliza uma técnica chamada pagerank, que avalia a relevância das páginas encontradas. A maioria das vezes essa relevância é determinada pelo número de visitas da página ou pelo número de links atribuídos a ela. Como são milhões de páginas que os indexadores armazenam, assim, é preciso filtrar a informação que desejamos da forma mais específica possível, limitando o resultados da páginas que interessam realmente, pois levaria muito tempo, impossível mesmo para navegar em todas as páginas, por isso usa-se os recursos de pesquisa avançada, que vão apresentar resultados mais específicos quanto mais objetivos formos.
Um recurso do google é a busca direta. Clicando em “estou com sorte” ele vai apresentar o endereço da página mais relevante sobre o assunto. O recurso “em cachê” (pesquisa memorizada) que armazena os endereços das páginas na última versão em que foram carregadas, caso estejam indisponíveis no momento da pesquisa. Nesse caso, aparecem os termos procurados grifados em amarelo. Outro recurso interessante é o tradutor. Algumas páginas podem ser traduzidas on line, obviamente há falhas, mas é um recurso excelente para quem não domina idiomas e encontra algo que interesse.
O mecanismo de busca do Google têm os seguintes grupos: web (todas as páginas indexadas), imagens , grupos (listas de discussão e comunidades virtuais), notícias e mais diretório( pesquisa por páginas agregadas em categorias), busca específica por blogs, busca por artigos acadêmicos, busca por livros. Todos os recursos possuem a pesquisa avançada que possibilita refinar cada vez mais a busca. Por exemplo, nas imagens é possível determinar o formato, tamanho , cores. Nos grupos podemos delimitar a procura por autor, idioma, data da mensagem etc.
O mecanismo de busca do Google têm os seguintes grupos: web (todas as páginas indexadas), imagens , grupos (listas de discussão e comunidades virtuais), notícias e mais diretório( pesquisa por páginas agregadas em categorias), busca específica por blogs, busca por artigos acadêmicos, busca por livros. Todos os recursos possuem a pesquisa avançada que possibilita refinar cada vez mais a busca. Por exemplo, nas imagens é possível determinar o formato, tamanho , cores. Nos grupos podemos delimitar a procura por autor, idioma, data da mensagem etc.
Algumas dicas úteis. Clique no link para ver as vídeo-aulas.
Pesquisa de imagens - basta acessar a opção imagem e inserir as referências desejadas. Algumas imagens têm direito de uso e é necessário consultar os autores.
Localização de informações em arquivos pdf, doc, rtf, etc - para localizar informações somente em determinado tipo de arquivos, digitar "filetype:pdf" antes do termo procurado.
Páginas semelhantes - clicando em páginas semelhantes o google encontra informações similares.
Domínio restrito - o google encontra informações apenas num determinado site. Digitar "site:" junto ao termo procurado.
Procura por expressões - basta colocar entre aspas o termo ou expressões desejadas.
Inclusão ou eliminação de palavras - inserir os termos "-" ou "+" antes dos termos que queremos excluir ou incluir. Vale para os sites "- site:" ou tipo de arquivos "- filetype: doc".
Uso do "+" e do "-" conjugados - nova filtragem
Definição de termos - usar "define:" para encontrar termosem glossários ou enciclopédias.
O google permite usar mais de um recurso combinado, o que vai tornar a busca mais eficiente.
Pesquisa avançada - recursos mais específicos na busca, basta definir clicando na opção.
Todas as palavras serão lidas como minúsculas e sem acento, independente de como forem digitadas, porém não serão identificadas abreviaturas.
Acho extremamente importante explorar esses recursos de pesquisa, pois estamos diante de uma avalanche de informações. Saber selecionar o que é relevante e o que interessa é uma competência que nós, educadores temos de aprender e ensinar urgentemente, pois nossos educandos têm o acesso a todo esse mar. Porém estão desnorteados. Temos o papel de sermos a bússola.
Acho extremamente importante explorar esses recursos de pesquisa, pois estamos diante de uma avalanche de informações. Saber selecionar o que é relevante e o que interessa é uma competência que nós, educadores temos de aprender e ensinar urgentemente, pois nossos educandos têm o acesso a todo esse mar. Porém estão desnorteados. Temos o papel de sermos a bússola.
Fontes: Alguns dados retirados do Curso de Especialização Tecnologias em Educação-PUC Rio ( Oficina Recursos de Pesquisa na Web) e http://www.eproinfo.mec.gov.br
7 comentários:
Olá Marli! Muito boa essa idéia, não só para professores como para os alunos, meu filho mais velho achou muito interessante, principalmente pela maneira de filtrar as propagandas...
Um grande feriado de carnaval e boa sorte na obra!
Olá Marli, maravilhosas estas dicas. Ás vezes fico muito tempo perdida procurando algo, talvez agora consiga atalhar um pouco o caminho. Qdo começar o curso trocarei figurinhas tbem. Parabéns
Abraços Andréa
Ótimas dicas, obrigada! :)
Adorei Marli, parabéns!
Amiga! Peguei suas dicas para apresentar aos meus profes - com todos os créditos, tá?
Bjks
To com saudades e cheia de trabalho
Sintian
Olá Marli!
Organizei essas dicas a partir da mesma fonte de pesquisa para ver com os alunos, num curso de Aluno Monitor, e estava digitando, quando ao testar uma dica, "filetype", encontrei você aqui. Fiquei muito feliz! Também estou fazendo a mesma especialização, turma RS_02. Parei de digitar. Com licença: vou usar teu blog com os alunos. Muito Obrigado. Bjs
Marinez-Vacaria
Oi Marinês!
Que ótimo você por aqui! O Google não deixa a gente no anonimato mesmo, rsrrsrssrs... Faça bom proveito. Um abraço para teus alunos!
Postar um comentário