02 agosto 2006

Mais um pouco de teorias


Aos poucos o susto vai passando. Agora o curso está começando a esquentar. O pessoal começando a entender a dinâmica da interação nos fóruns. Estou ficando mais tranqüila em relação aos conteúdos, mesmo porque muita coisa é só confirmação do que já vem acontecendo na prática.A única coisa que me aflige é dar conta do tempo. Mas haverei de conseguir.

Estruturalismo

É corrente das teorias da aprendizagem que se baseia na construção dos conhecimentos pelo sujeito. Daí o nome construtivismo. Jean Piaget, estudou os estágios evolutivos do pensamento, baseados na interação da criança com os objetos. Vygotsky enfatiza o convívio com o meio social como fator fundamental para aprender. Ainda segundo a teoria de Gestalt, a aprendizagem se dá por ensaio e erro. Mais ou menos como a tal história da "pedra que tanto bate até que fura" hehe... E ainda a aprendizagem por solução de problemas em que temos "insight", aquelas idéias repentinas que vem não se sabe de onde, nem por que, mas que se apresentam como solução para um problema que nem tínhamos em mente. Uma espécie de "luz". Certamente todas essas teorias trazem alguma verdade em si, nenhuma traz a verdade absoluta, porque o ser humano é tão perfeito e tão complexo, que dificilmente alguém poderá decifrá-los nos mínimos detalhes , a não ser Deus.


Na disciplina mídias, tudo tranqüilo. O que venho lendo é a confirmação do que já venho realizando na prática e tenho grandes expectativas de aperfeiçoar meus conhecimentos.Vamos em frente.

COM ASAS NADA É PESADO" (LEMA DA PUC-RIO)

diz muito pra mim nesse momento em que preciso manter vivo o sonho de voar além do trivial.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br