25 julho 2006

Teorias e mais teorias...

Ontem postei no fórum e conheci o tutor, Sérgio. Uma simpatia. O pessoal está meio devagar. Talvez realizando as atividades sem postar. Estou me desmanchando na leitura das teorias da aprendizagem. Confesso que me cansa, é complicado. Cada teórico acha que está com a razão, existem opiniões contraditórias e a gente fica sem saber em quem acreditar , hehehe... Mas vamos lá!

Elementarismo
Essa corrente acredita que a aprendizagem acontece por associação de idéias, havendo o condicionamento. Entre os principais teóricos está Pavlov que estudou o reflexo condicionado clássico e Skinner que estudou os condicionamentos pelos hábitos, que decorrem dos reforços positivos ou negativos.
Acho que é isso. Agora preciso identificar isso em situações concretas. Eis o desafio...

22 julho 2006

Será que agora vai?

Hoje acordei mais tarde que o costume. Deitei pela terceira noite às 2h da madruga e não consegui nada de produtivo, porque o sono me pegou bonito. Nenhuma novidade no E-Proinfo. Os fóruns não foram abertos. Por enquanto o négócio é ir estudando os textos. Ontem a página saiu do ar e hoje cedo ainda está fora. Que será que aconteceu? Prometo a mim mesma dar tudo de mim nessa semana de recesso escolar. Tomara que consiga me adiantar nas leituras e tarefas, porque depois o bicho pega.

21 julho 2006

Agora é pra valer...

Recebi a senha e tratei de preencher meu perfil. Já tinha adiantado alguma atividade , que na verdade já estava pronta. Relatei minha experiência com tecnologias. São muitas. Na verdade, optei por destacar as ultimas , dando prioridade para os blogs educativos. Acredito que minha monografia andará por esses rumos, se bem que tenho que conciliar interesses com outros elementos do grupo. Agora vou tentar entender as teorias da aprendizagem. Tem um montão de leituras e estou achando um pouco complicado, mas será muito produtivo, pois esse embasamento teórico está me faltando.

13 julho 2006

Aguardando

Escrevi para o suporte do E-proinfo e fui informada que as turmas do RS ainda não foram criadas e a senha só vem semana que vem. Eta... Tomara que depois a gente não tenha que correr atrás do tempo. Ai que medo que dá, quando penso em tempo. Dizem que tempo é questão de preferência, e sempre o encontramos para o que mais queremos, mas tem tanta coisa por fazer que fica difícil priorizar. Bom, veremos...

11 julho 2006

Etapa presencial

Conheci gente nova. Primeiro ponto positivo. Micheli e Neiva, ainda vamos trocar muitas figurinhas... Gostei da professora Maria Aparecida, muito simpática, divertida, competente. A etapa presencial se restringiu à abertura e ambientação no ambiente e-proinfo. Não conhecia ainda, mas não foi muita novidade pra mim que estou habituada a lidar com ambientes interativos de aprendizagem. Estou ansiosa aguardando a senha pessoal que já está em atraso. Mesmo assim fui adiantando algumas atividades que vi com a senha que nos forneceram provisoriamente. Estou achando difícil os textos sobre teorias da aprendizagem. Já troquei algumas figurinhas com um amigo virtual. Ainda bem que tenho muitos pra me socorrer. Pra completar a história complicada, meu driver de cd estragou e estou providenciando outro, assim como o office que talvez tenha que reinstalar. Bom... agora naninha... que amanhã ninguém quer saber se estou estudando ou não. Tenho que mostrar serviço...

Encarando o desafio...


Iniciei a Especialização Tecnologias em Educação, pela PUC do Rio de Janeiro. Fui a Porto Alegre e logo na chegada, de dentro do táxi, li escrito num dos muros: "Num mundo de sonhos, meu tempo é precioso". Administrar o tempo é difícil quando se precisa optar por algumas coisas sendo que tudo parece importante. Iniciar um curso com a carga horária cheia é quase uma loucura, mas considero oportunidade única. E preciso achar um jeito de não deixá-la escapar. Porque isso faz parte de meus sonhos. E. como diz Quintana, "Sonhar é acordar-se para dentro" e "umavida não basta apenas ser vivida, também precisa ser sonhada". Às vezes nossos sonhos estão lá adiante, muito além da realidade em que vivemos, num tempo em que a maioria das pessoas ainda não viveu. Então sofremos, mas esse é o preço. Ou então desistir e ignorar a própria vida. e simplesmente "sobreviver". Prefiro a primeira opção. Vamos lá... e boa sorte pra mim!!!
 
BlogBlogs.Com.Br