25 julho 2010

Sobre Competências e Habilidades no Século XXI

Quem diria? Eu sou do século passado. Mas estou de pés no chão no século presente. Em poucos anos, nem faz meio século, passei num vapt , vupt, das leituras à luz de velas aos comunicadores instantâneos que em tempo real me transportam ao outro lado do mundo. Haja mudanças nisso! Eu sinto na pele as transformações que a tecnologia trouxe, exigindo habilididades e competências para assimilar e lidar com essas novas situações. Dizem que em terra de cego, quem tem um olho é rei. Pois bem, hoje é ´necessário ter a competência de ver além ,como professores da modernidade, inserindo nas práticas pedagógicas o cotidiano. Não podemos ficar  sempre no século passado , apegados a modos antigos de viver, porque quer queiramos, quer não , as mudanças acontecem inependente de nossa vontade individual. E com elas  novas exigências aos educandos, que precisam ter competência para resolver situações problema, usando criatividade e senso de coletividade. Só nesse ano de 2010, já perdemos a conta dos desatres naturais que envolveram desde terremotos, enchentes, vulcões até desatres  protagonizados pelas mãos humanas como acidentes  no trânsito aéreo e terrestre, vazamentos gigantescos no mar. Pedófilos, assassinos, torturadores de crianças estão entre os que deveriam ser referência de comportamento.O que temos a ver com isso? O que a escola pode fazer nessa situação? Continuar ensinando sujeito oculto ou composto? Ou oportunizar aos educandos serem  sujeitos agentes, capazes de mudar essa história?  Fica a reflexão!!!

5 comentários:

Sindy disse...

Oi amiga!
Adorei sua reflexão.
Posso usar com as minhas profes?
Super bj
Sintian

Marli Fiorentin disse...

Claro que pode, dindinha. Bom te ver por aqui. Estou com saudade.BJ!

Sergio Zanatta disse...

EStou navengando nos seus blogs.
ABraços

A Tecnologia na Educação Musical disse...

Olá Marli,


Lendo o seu texto me fez lembrar da metáfora usada por Pièrre Levy que fala sobre essasonda gigantesca de informações, acontecimentos e transformações e a necessidade de hierarquizar o que julgamos ser importante para nós. É a nova Arca de Noé. Deus nos Salve!
Fica aqui o convite para visitar o meu embrionário blog:http://educacaomusicaldigital.blogspot.com/

Abraços,

Rodrigo

ro_card disse...

Olá, Marli!!!
Valeu pela reflexão ou provocação,
pois os professores precisão de um empurrão para buscarem novas formas de caminhar. Pelos menos olhar o caminho de sempre com novos olhos.
Bjs!!!

 
BlogBlogs.Com.Br