OS SETE SABERES – MORIN
O conhecimento – erro e ilusão
Morin destaca a idéia de que não podemos confundir o conhecimento com a realidade, pois este é uma reconstrução dela e sujeito a erros. As idéias são pontos de vista da realidade e, muitas vezes, não são imparciais, o que pode levar a supervalorização de umas em detrimento de outras, podendo haver resistências à sua aceitação.
Morin nos mostra que o conhecimento precisa ser contextualizado para ter o devido significado. A escola trabalha de forma muito fragmentada e não proporciona oportunidade de que o aluno tenha uma visão do todo, juntando as partes. No mundo moderno esse é um dos grandes desafios da educação: conseguir apreender a complexidade das coisas, sabendo reconhecer todas as multifacetas do conhecimento. É preciso ensinar a estabelecer relações considerando as diversas dimensões que interferem num mesmo problema ou conhecimento.
A identidade humana
O homem é razão e emoção, é prosa e poesia. Tem em si a criança e o adulto. Somos indivíduos únicos, mas ao mesmo tempo partes da sociedade que sem nós não existiria.Temos todos a mesma natureza, mas dentro dela desenvolvemos a diversidade através das culturas e crenças.Morin lembra bem que não apenas através das ciências formais se aprende , mas que a literatura, a poesia podem contribuir em muito para compreender a complexidade humana.Muito poucos professores ensinam a ler poesia, ou melhor muito poucos lêem poesia. Entendo que poesia não seja apenas um gênero textual, mas um jeito de olhar a vida com mais sensibilidade, o qual devemos oportunizar aos nossos alunos.
Ensinando a condição humana
É olhando para o nosso interior, examinando e transcendendo nossos padrões herdados de nossos pais, de nossos familiares e da própria cultura e sociedade que poderemos encontrar um sentido em nossas vidas, uma resposta para a pergunta que todos nós temos em nossa mente: "Para que estamos vivos ?" É preciso mostrar aos alunos que somos parte de uma sociedade que molda nosso comportamento por padrões sócio-culturais, mas por outro lado, somos pessoas que podem desenvolver uma consciência interior capaz de nos possibilitar escolhas na construção da própria história, sendo agentes de sua transformação em nosso benefício. Para isso a educação deve oportunizar ao aluno o auto-conhecimento.
A Incerteza
A educação deve evitar mostrar ao aluno idéias fechadas e prontas. Corremos o risco do imprevisto, do erro. Precisamos nos preparar para as incertezas do futuro e isso inclui nos munirmos da coragem necessária. Temos de mostrar as diferentes versões do mesmo problema, pois o conhecimento é uma interpretação da realidade, que nem sempre é fiel a ela.
A Condição Planetária
Estamos hoje conectados ao mundo, as informações estão globalizadas e vivemos problemas comuns, complexos, de riscos de vida e morte no planeta, mas ainda não conseguimos achar soluções coletivas e eficazes. É preciso que a educação se utilize da tecnologias para interligar escolas e outras entidades nessa discussão e tomada de medidas efetivas para a mudança global.
A Antropo-ética
A educação deve comprometer-se a trabalhar a conscientização de que cada um é responsável enquanto cidadão por uma parcela que interfere no todo da sociedade, pois o destino da humanidade é comum a todos. Somente com a responsabilidade de cada um, agindo em função do "nós", poderemos reconstruir e civilizar a Terra. É preciso que cada ser humano compreenda que a ética exige responsabilidade de abrir mão do individualismo, para não colocar em risco os bens coletivos.
OS 4 PILARES DE DELORS
Aprender a conhecer
A preocupação da educação não deve ser apenas com o conhecimento em si, mas em proporcionar aprendizagens de como adquirir esse conhecimento, para que ele possa ocorrer em qualquer situação ao longo da vida. O mundo está em constante transformação, as informações mudam em pouco tempo, o que precisamos é fazer com que os indivíduos adquiram competências para se adaptarem a situações novas e imprevistas. O importante não é mais a quantidade das informações acumuladas, mas saber selecioná-las e refleti-las a fim de buscar soluções necessárias ao longo da vida.
Aprender a fazer
O aprender a fazer está relacionado com a questão profissional. Mais do que os conhecimentos técnicos, é preciso aprender os conhecimentos comportamentais, o saber trabalhar em equipe, usar a criatividade, ter iniciativa. As habilidades físicas estão sendo substituídas pelas habilidades cognitivas, já que cada vez mais as máquinas estão automatizadas e o homem está no comando delas.Não se pode mais preparar alguem simplesmente para uma atividade específica, porque a todo momento as coisas evoluem, então é necessário o preparo para a inovação, a solução de conflitos. Juntamente com a formação técnica é preciso o preparo para uma melhor relação entre as pessoas, saber trabalhar em equipe.Tanto nas economias formais quanto nas informais é necessário aprender como comportar-se em situações de incerteza.
Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros
A sociedade competitiva e os preconceitos geram uma violência que deve ser combatida pela escola. Ensinar a viver juntos é fundamental, conhecendo antes a si mesmo para depois conhecer e respeitar o outro na sua diversisade.A melhor maneira de resolver os conflitos é proporcionar formas de buscar projetos e objetivos em comum, através da cooperação, pois assim ao invés de confrontar forças opostas, soma-se a diversidade para fortalecer as construções coletivas.
Aprender a ser
A educação deve contribuir para a formação integral do ser humano, em todos os seus aspectos físico, espiritual, social, intelectual, etc. de forma que cada um possa desenvolver sua criatividade e senso crítico, seus valores que o conduzam à construção de sua própria história.É importante que todos tenham oportunidade de desenvolver seus talentos pessoais, para que tomem iniciativas criativas que levem à resolução de conflitos sociais. Estímulo às artes e imaginação criadora são fundamentais para a formação da autonomia, numa época em que a tendência é a padronização de comportamentos.
2 comentários:
Marli,
Seu entendimento é pertinente e evidencia seu envolvimento na construção de uma educação correspondente a este século. Parabéns!!! Bjossssssss
Título do Vídeo : A Lousa Digital Interativa na sala de aula
Ano da produção: 2008 Duração: 3’40”
Resumo: Os meios de comunicação modernizaram-se e a tecnologia chegou na sala de aula em todos os níveis. A lousa digital, permite o ensino visual, digital, virtual, multilinguístico e interativo. Dessa forma, os conteúdos integram além de imagens, textos e vídeos; links da internet, sites e softwares. Isso acarreta mudança no arquivamento da informação pelo aluno e o formato da aula. Apesar dessa tecnologia parecer inovadora pode modernizar-se mais, se a lousa com tela de toque interativa convergir-se com o computador e a televisão digital, num equipamento apenas.
http://br.youtube.com/watch?v=CqfI8NskH3c
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