08 fevereiro 2007

Mais um pouco sobre o tempo

Fonte:de0a20.blogspot.com

"NÃO TENHO TEMPO. SOU OCUPADÍSSIMO"

Dizem que o Papa Pio XII dava encargo somente para os cardeais mais ocupados da Santa Sé. E quando alguém argumentava dizendo que "aquele fulano já tem muito afazeres", ele respondia: "É por isso mesmo que o escolhi para mais esta tarefa. Só os ocupados acham tempo para colaborar com os outros".E isto parece verdade. Quantas pessoas nós conhecemos no dia-a-dia desta sua cidade que vivem a dizer "NÃO TENHO TEMPO". Vivem ocupados de sua ociosidade. Não têm tempo para fazer nada porque nunca nada fizeram pela cidade ou pela sua comunidade. A única coisa que sabem fazer é reclamar. E quando alguém lhe sugere que assuma algo em beneficio de alguém, ele logo responde com cara de cansado: "NÃO TENHO TEMPO". O pior é que a frase não fica aí. Logo atrás vem as estapafúrdias explicações do porque o gajo não tem tempo para colaborar. "Sou ocupadíssimo". E continua: "Você não imagina quanta coisa atrasado nem tenho para pôr em dia nesta semana. Não conte comigo". E não queira o interlocutor descobrir o que tanto tem o "ocupadíssimo" para fazer, porque jamais descobrirá. Nem ele próprio sabe!O que ele quer é continuar na sua posição de "critica" de "ocupadíssimo".Podem reparar os leitores que em todos os lugares, clubes de serviços, associações beneficentes e de amigos de bairro, etc, é sempre a mesma "meia-dúzia" que carrega tudo nas coisas. O resto só "mete o pau". O resto não tem tempo para"perder" com estas coisas, pois todos são "ocupadíssimos". São sempre as mesmas pessoas que ajudam, que vendem as rifas, que compram rifas,que enfim, fazem tudo. É o que diz o meu vizinho:"Bato o escanteio e marco o gol de cabeça, pois o desgraçado do outro nunca está na área". Eassim, em tudo, há aqueles que tudo fazem. Vejam um clube de serviço: Quem é que anima as reuniões, que convida os palestrantes, que marca os jogos e as confraternizações? São sempre os mesmos que são até vistos como "chatos", que não sabem"ficar quietos" e que,"como não têm serviço, ficam arranjando compromisso para os outros..." Tem gente que parece entrar num clube ou numa associação para não fazer nada e reclamar de quem faz. O ideal é o niilismo de nada fazer!
As sociedades e associações, então, dão até pena de conhecer. Quando a gente pensa que existe um grupo de pessoas abnegadas e trabalhadoras, ficamos sabendo que tudo é feito por um só ou por dois que varam a noite fazendo aquilo em nome da"associação..." E eu pergunto: Associação de quê? De quem? E eu mesmo respondo: Associação dos que fazem e dos metem o pau nos que fazem, muitas vezes dizendo: "Falei que ia sair uma droga!Esses caras não são de nada! É pena que eu não tenha tempo para mostrar a eles como é que se trabalha". E assim por diante. Todos aqueles que se dispõe a fazer alguma coisa na vida, já encontram esses"ocupadíssimos" pela frente.E quando a coisas dão certo, eles falam: "Também, o fulano só faz isto!Queria ver se ele fosse ocupado como eu"! Ou comentários que, só ouvindo, pra acreditar. Isso quando não se diz com a menor cerimônia: "Esse fulano quer aparecer! Fica se metendo a ajudar os outros, a fazem tudo, a querer estar em todas, o que ele quer é confete! Também, é um vagabundo! Queria ver se fosse ocupado como eu." e assim por diante.A sorte do mundo é que esses "ocupadíssimos" não se metem a ajudar, pois tenho a certeza de que o dia em que se dispusessem a fazer alguma coisa, tudo acabaria de vez.A sorte do mundo é que as pessoas que"acham tempo" continua achando cada vez mais tempo para ajudar o próximo, para se meter a trabalhar e até para "aparecer", pois se dessem ouvidos aos "ocupadíssimos" o mundo já teria acabado.Essas pessoas que vivem dizendo que são "ocupadíssimos" e que nunca podem colaborar, deveriam "se mancar" e pedir demissão dos clubes de serviço, associações, sociedades, comissões, etc, pois pelo menos não atrapalham os que querem fazer ou "aparecer", como são acusados os que fazem. Ter a coragem de assumir o próprio ócio, a própria incapacidade de fazer é, pelo menos, mais digno do que se postar numa posição de "ocupadíssimo", sendo que todo mundo sabe que essas pessoas fazem é NADA. São, de fato,incompetentes para ajudar quem trabalha. São, de fato, só papo. São as palmatórias do mundo, para quem tudo está errado e deveria ser feito de maneira diferente. Só que nunca nada fizeram, nem farão. Estão"ocupadíssimos..."
Fonte: desconheço a autoria. Texto utilizado no curso Webquest Total do Portal Poie.

07 fevereiro 2007

Meu tempo

O tempo é a questão colocada para ser refletida no início do eixo 2 da especialização.
Administrar o tempo tem sido um desafio pra mim. Tanta coisa pra viver e ter que estabelecer prioridades. Pena o dia ter só 24 horas. Às vezes queria ter um clone para realizar tudo o que quero. Tanta coisa pra viver, pra descobrir, como aquele menino que foi ver o mar pela primeira vez e , extasiado com tanta beleza disse: “-Pai, me ajuda a ver o mar?!” Tem vezes que parece que estamos sós para ver a vida? Vivemos ilhados, vivemos em casulos, esbarramos um no outro e no entanto, estamos a quilômetros de distância. Li uma frase que dizia:
“Viver é a coisa mais rara, a maioria só existe.”
Priorizar o tempo, eis a questão! Equilibrar o tempo kronos (quantidade) e o tempo Kairos(qualidade) não é tarefa fácil. E nessa maratona de buscar o sonho, esbarramos em muitas pedras, como disse o poeta Drummond “Tinha uma pedra no meio do caminho”... Mas também, no caminho tem flores, graças a Deus. E são elas que ajudam a suportar as dores do caminhar. Com a experiência de interagir na Internet, encontrei muitos colegas, amigos e colaboradores que perfumam meu caminho. Falamos a mesma linguagem e, por incrível que pareça, a distância se faz presença, nos momentos em que mais preciso.
No fórum , no chat, no blog, no MSN, na lista de discussão a máquina deixa sua frieza de lado para ceder espaço à emoção de ser gente por detrás dela. É a web 2.0. Pena que tantos ainda não descobriram. Mas vamos continuar acreditando, esmorecer, jamais...

Tempo

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã, você acorde com um saldo de 86 mil e 400 reais. Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.
O que você faz?? Irá gastar cada centavo, é claro!! Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando.

Se chama TEMPO. Todas as manhãs são creditados para cada um 86.400 segundos. Todas as noites o que sobra é debitado, como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada e, todas as noites as sobras do dia evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.
Invista então, no que for melhor, na saúde, na felicidade e no Sucesso!! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.

- Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano.

- Para você saber o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve seu bebê prematuro.- Para você saber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal.

- Para você saber o valor de uma hora, pergunte a aqueles apaixonados que estão esperando para se encontrar.

- Para você saber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.

- Para você saber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.

- Para você saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata de uma Olimpíada.

Valorize cada momento que você tem!! Lembre-se: "O tempo não espera por ninguém.Ontem, é história,o amanhã, é um mistério...,por isso é chamado de presente!"

02 fevereiro 2007

Dicas de busca no Google


O Google é a máquina de busca mais utilizada atualmente. Mas para utilizar com eficácia é preciso entender um pouco da lógica usada. Seu mecanismo de busca utiliza uma técnica chamada pagerank, que avalia a relevância das páginas encontradas. A maioria das vezes essa relevância é determinada pelo número de visitas da página ou pelo número de links atribuídos a ela. Como são milhões de páginas que os indexadores armazenam, assim, é preciso filtrar a informação que desejamos da forma mais específica possível, limitando o resultados da páginas que interessam realmente, pois levaria muito tempo, impossível mesmo para navegar em todas as páginas, por isso usa-se os recursos de pesquisa avançada, que vão apresentar resultados mais específicos quanto mais objetivos formos.
Um recurso do google é a busca direta. Clicando em “estou com sorte” ele vai apresentar o endereço da página mais relevante sobre o assunto. O recurso “em cachê” (pesquisa memorizada) que armazena os endereços das páginas na última versão em que foram carregadas, caso estejam indisponíveis no momento da pesquisa. Nesse caso, aparecem os termos procurados grifados em amarelo. Outro recurso interessante é o tradutor. Algumas páginas podem ser traduzidas on line, obviamente há falhas, mas é um recurso excelente para quem não domina idiomas e encontra algo que interesse.
O mecanismo de busca do Google têm os seguintes grupos: web (todas as páginas indexadas), imagens , grupos (listas de discussão e comunidades virtuais), notícias e mais diretório( pesquisa por páginas agregadas em categorias), busca específica por blogs, busca por artigos acadêmicos, busca por livros. Todos os recursos possuem a pesquisa avançada que possibilita refinar cada vez mais a busca. Por exemplo, nas imagens é possível determinar o formato, tamanho , cores. Nos grupos podemos delimitar a procura por autor, idioma, data da mensagem etc.
Algumas dicas úteis. Clique no link para ver as vídeo-aulas.
Pesquisa de imagens - basta acessar a opção imagem e inserir as referências desejadas. Algumas imagens têm direito de uso e é necessário consultar os autores.
Localização de informações em arquivos pdf, doc, rtf, etc - para localizar informações somente em determinado tipo de arquivos, digitar "filetype:pdf" antes do termo procurado.
Páginas semelhantes - clicando em páginas semelhantes o google encontra informações similares.
Domínio restrito - o google encontra informações apenas num determinado site. Digitar "site:" junto ao termo procurado.
Procura por expressões - basta colocar entre aspas o termo ou expressões desejadas.
Inclusão ou eliminação de palavras - inserir os termos "-" ou "+" antes dos termos que queremos excluir ou incluir. Vale para os sites "- site:" ou tipo de arquivos "- filetype: doc".
Definição de termos - usar "define:" para encontrar termosem glossários ou enciclopédias.
O google permite usar mais de um recurso combinado, o que vai tornar a busca mais eficiente.
Pesquisa avançada - recursos mais específicos na busca, basta definir clicando na opção.
Todas as palavras serão lidas como minúsculas e sem acento, independente de como forem digitadas, porém não serão identificadas abreviaturas.
Acho extremamente importante explorar esses recursos de pesquisa, pois estamos diante de uma avalanche de informações. Saber selecionar o que é relevante e o que interessa é uma competência que nós, educadores temos de aprender e ensinar urgentemente, pois nossos educandos têm o acesso a todo esse mar. Porém estão desnorteados. Temos o papel de sermos a bússola.
Fontes: Alguns dados retirados do Curso de Especialização Tecnologias em Educação-PUC Rio ( Oficina Recursos de Pesquisa na Web) e http://www.eproinfo.mec.gov.br

Mecanismos de Busca na Web

Os sistemas de busca são construídos a partir da catalogação de dados processados por programas de computador, enquanto os diretórios são catalogados por humanos.
No primeiro caso, os chamados "robôs ou WebCrawler" rastreiam automaticamente todas as informações dos sites, armazenam elas num banco de dados e recuperam esses dados cada vez que solicitamos através de palavras-chaves em um processo totalmente mecânico e lógico, podendo estar sujeito a enganos, pois a lógica do sistema de busca pode ser enganada, pois ela trabalha sem subjetividade.
As informações de diretórios somente serão conhecidas e catalogadas se o proprietário do site cadastrar e a página será submetida a uma avaliação, realizada pelo servidor de diretório. Essa diferença fundamental entre os dois mecanismos de busca sinaliza para outras observações pertinentes. Os endereços submetidos aos diretórios são sujeitos a uma análise subjetiva dos editores, que podem ou não considerar o site merecedor de ser catalogado.
Pela lógica, supõe-se que somente informações relevantes sejam aprovadas nos diretórios, enquanto que nos sistemas de busca, toda informação é catalogada, independente de sua qualidade e autenticidade. Em contrapartida nos servidores de sistema de busca, o volume de informações é infinitamente maior, pois todos os sites publicados são detectados pelos robôs, Nos diretórios apenas os sites informados pelos donos são catalogados. É perceptível também, que os sistemas de busca, possuem a vantagem de permanecerem atualizados, por conta da tarefa automatizada, enquanto os servidores de diretório correm o risco da desatualização.
É perceptível, que a quantidade de resultados obtidos no sistema de busca, são estratosfericamente maiores que os obtidos em servidores de diretório. Entre as dificuldades, podemos observar que muitas vezes, o servidor de busca, necessita do uso de delimitadores para uma pesquisa mais eficaz. Esses delimitadores, são uma forma de buscar somente resultados mais aproximados, pois se usarmos digitar em um buscador a palavras-chave blogs educativos teremos um resultado, onde apareceram também páginas que possuem somente uma das palavras, se utilizar o delimitador e colocar as palavras entre aspas dessa forma “blogs educativos” teremos resultados somente relativos a frase.
 
BlogBlogs.Com.Br